Facebook: Publicidade em mobile é possível

Estava lendo a matéria “O que esperar do Facebook?” na revista Info do mês de em um trecho da matéria ressalta que um dos responsáveis em parte pela decepção no IPO é o serviço móvel da rede social, metade dos usuários da rede social já se conecta usando smartphones e tablets, mas a rede social não consegue gerar uma forma eficiente de gerar renda no mobile.

A publicidade nos dispositivos móveis é possível e pode trazer mais retorno ao cliente do que a convencional.

A maior vantagem publicidade móvel no Facebook é saber o perfil do potencial cliente e graças a tecnologias como GPS saber exatamente onde está, com isso é possível criar anúncios patrocinados nas atualizações do feed exclusivas quando ele estiver perto do local, por exemplo, será possível criar um anúncio para uma lanchonete, esse sendo voltado exclusivamente para um público jovem de ambos os sexos, porém esse anúncio só será exibido para pessoas que estejam acessando o Facebook por um dispositivo móvel próximo em uma distancia máxima 1 KM da lanchonete.

Com essas informações a campanha terá um grande aumento no seu retorno, isso pode ser mais ampliado se o Facebook inserir outras variáveis para os anúncios, como por exemplo, horário de exibição e temperatura do local.

Outra ferramenta principal é que o anunciante tenha a possibilidade de criar uma lista fixa com todos os seus pontos de venda podendo ser utilizados mais de uma campanha e enviadas para parceiros comerciais.

Cases

Com esses recursos as seguintes situações serão possíveis.

McDonald’s

Exibir um anúncio de McFlurry exclusivo para pessoas de 13 á 25 anos, que estão acessando o Facebook há no máximo 500 metros de distancia de uma franquia em localidades que a temperatura esteja acima de 25º graus.

Exibir um anúncio de café da manhã entre ás 6:00 ás 10:00 que estão acessando o Facebook há no máximo 500 metros de distancia de uma franquia.

Coca-Cola

Exibir um anúncio de Fanta exclusivo para pessoas de 13 á 19 anos, que estão acessando o Facebook há no máximo 500 metros de distancia de um parceiro Coca-Cola (supermercado, bar, restaurante, entre outros) em localidades que a temperatura esteja acima de 25º graus.

Claro que isso são pequenos exemplos do uso dessa nova forma de anúncio, cada cliente tem que adequar isso a sua necessidade e orçamento, mas as possibilidades são enormes.

Tradicional vs. Móvel

Os anúncios móveis iram substituir os tradicionais?

Não exatamente, e-commerces não conseguiriam aproveitar todas essas vantagens como nos exemplos acima.

Já para os segmento das marcas citadas, nos anúncios tradicionais as marcas conseguem despertar a necessidade de compra do consumidor no momento da visualização, mas será que esse desejo consegue se manter por tempo suficiente até o consumidor consiga encontrar um local para comprar o produto?

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