Influencie os geradores de conteúdo

Nesse final de semana estava na “Social Media Brasil 2012” e tive um insight enquanto tomava um sorvete da marca “Cor e Sabor”: reparei que muitas pessoas consumiam o produto ao mesmo tempo em que estavam on-line nas redes sociais e diante de tal fato desenvolvi a seguinte tese: “Qual seria o impacto de lançar um novo produto em forma de evento com tantas pessoas conectadas as redes sociais?”

Por exemplo: se ao invés do sorvete “Cor e Sabor” a Kibon estivesse lançando um novo produto no evento. Creio que se os participantes se sentissem exclusivos por serem os primeiros a conhecer tal produto, sentiriam necessidade de publicar naquele momento via celular, tweets ou fotos sobre o assunto para mostrar aos seus amigos. Estes ficariam curiosos em saber sobre o produto e interagiriam com a postagem ou pesquisariam sobre o mesmo. Tal acontecimento poderia elevar o produto para os TT (Trending Topics) gerando buzz nos outros usuários da rede e consequentemente aumentando o alcance da divulgação do produto.

As principais vantagens desse tipo de campanha são: o baixo custo, alto alcance e credibilidade, pois a propaganda partiria de pessoas conhecidas (marketing boca-boca).

Fatores chave de sucesso

Para que uma campanha como essa obtenha êxito é necessário avaliar os seguintes pontos:

  • Brand: a marca tem credibilidade com o consumidor a ponto de que ele queira mostrar aos amigos que ele está utilizando aquela marca?
  • Produção de conteúdo: a interação que a marca me proporcionou interessou a mostrar para os meus amigos?
  • Viralização: a campanha além de atingir com o consumidor local consegue gerar interação entre os usuários online?


Praça

Como identificar local de realização de uma campanha assim, além de eventos como o Social Media Brasil?

A resposta é mais simples do que parece. Redes sociais como o Facebook, Foursquare e Google+ permitem que os usuários realizarem check in. Locais com alto número de check in indicam que muitos dos frequentadores possuem smartphone e gostam de demonstrar os locais onde estão e, por esse motivo, esses locais tornam-se mais propícios para divulgação desses produtos.

Anunciante

Outra vantagem dessa estratégia é convencer o cliente a utiliza-lá, pois mesmo que o anunciante não goste de utilizar as redes sociais ou outras formas de marketing digital não será difícil convence-lóa adotar essa estrategia, pois ela é uma forma clássica de marketing potencializada, mesmo que a campanha não tenha sucesso com a viralização, será feita uma campanha de trade marketing com aquele grupo de consumidores.