Projeto PepsiCo10: Pode Ser+

No dia 25 de setembro de 2012 a PepsiCo lançou o PepsiCo10,  um programa de incentivo ao empreendedorismo no Brasil para selecionar 10 empreendedores ou estudantes universitários para viabilizar programas de marketing para as marcas líderes locais e globais, TODDY ®, DORITOS ®, RUFFLES ®, PEPSI ®, QUAKER ®, LIPTON® , GATORADE®, TODDYNHO ® e H2OH! ®, em quatro categorias: Entretenimento, Celular & Tablet, Varejo e Sustentabilidade.

Entre as marcas apresentadas para esse projeto escolhei a marca Pepsi por se tratar de uma marca jovem, divertida e irreverente que valoriza a liberdade o que se adequa perfeitamente com o objetivo desse projeto.

O nome do projeto “Pode ser+” foi escolhido baseado no slogan da marcar “Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi.”, o objetivo do aplicativo é reforçar que dizer sim a novas possibilidades pode surpreender positivamente.

Infelizmente, meu projeto não foi selecionado na primeira fase do programa, por isso deixo aqui o projeto para avaliação do meu trabalho.

Pode ser +

O aplicativo Pode ser+ será desenvolvido incialmente para portáteis com sistema Android e iOS, o aplicativo será disponibilizado gratuitamente no Google Play e App Store.

O usuário irá utilizar o aplicativo quando ele estiver consumindo um produto da marca ou visualizando alguma propaganda que tenha suporte para o aplicativo.

Além dos portáveis, Pode ser + algumas funções do aplicativo poderão ser disponibilizadas no site da marcar para abranger um número maior de pessoas ou para facilitação de visualização de alguns itens.

Motivações para o projeto

Hoje em dia o celular se tornou um item indispensável na vida de qualquer pessoa, utilizamos nossos aparelhos para nos comunicar e registar momentos importantes em nossa vida.

Baseado nos dados apresentados e os direcionamentos da marca Pepsi, temos como motivação do projeto a criação de uma forma revolucionária de interação entre os clientes com a marca através do aplicativo em seus celulares, esse aplicativo contará com conjunto de formas de interação mostrando que a Pepsi pode ser mais que um refrigerante, pode ser entretenimento, pode ser confraternização, poder do seu jeito, pode ser liberdade de escolha, pode ser mais.

Público-alvo

O aplicativo terá como público-alvo:

  • Jovens de ambos os sexos;
  • Todas as classes sociais;
  • Usuários de smartphones que possuam as configurações básicas necessárias para o uso do aplicativo Pode Ser+.

Como fazer parte do dia a dia das pessoas?

A Pepsi já faz parte do dia-a-dia das pessoas, seja com produtos ou com anúncios, o projeto usará a realidade aumentada para surpreender os usuários durante as suas interações, isso irá despertar a curiosidade para que os clientes descubram o que tem por trás da campanha que utilizará o logo do Pode Ser+, tornando-se assim uma forma de interação constante de maneira exclusiva para cada cliente.

Os usuários também poderão compartilhar essas interações para seus amigos em suas redes sociais e para outros clientes da Pepsi através da rede social que será criada mostrando o engajamento com a Pepsi.

Funcionalidades do aplicativo

O aplicativo terá no total cinco funções, todas têm como objetivo aumentar o engajamento e criar novos advogados da marca, através do uso de interações de realidade aumentada e com redes sociais.

Através de um banco de dados será possível coletar informações anônimas sobre o uso do aplicativo para que a Pepsi entenda profundamente as preferencias dos clientes, podendo assim desenvolver novas linhas de produtos mais relevantes, com isso melhorar a comunicação com os clientes, abranger um número maior de clientes, se diferenciar da concorrência e atrair novos fãs para a Pepsi.

Pode ser do seu jeito

A função “Pode ser do seu jeito” utilizará realidade aumentada para permitir que os clientes possam interagir com a Pepsi de forma diferenciada e exclusiva.

Uma das vantagens do uso de realidade aumentada em celulares é que os clientes poderão interagir com os amigos em tanto em ambientes físico quanto em ambientes virtuais, pois será possível tirar fotos e gravar vídeos dessas interações e compartilhar nas suas redes sociais.

Quando o usuário utilizar o recurso em redes móveis será notificado do tamanho do download do objeto em alta e baixa, permitindo assim reduzir o consumo de dados do plano móvel.

O recurso de realidade aumentada será disponibilizado também no site para que possa abranger os clientes da Pepsi que não possuem smartphone e para que usuário possa visualizar com mais praticidade a interação.

Os clientes poderão registar as interações desse aplicativo através de fotos e vídeos, compartilhando esse conteúdo nas redes sociais.

Latinhas

As latinhas são umas das principais formas de consumo da marca, objetivo é criar uma nova forma de interação enquanto os clientes estiverem consumindo o produto.

Quando o usuário apontar a câmera do celular ou tablet para latinha o aplicativo ira reconhecer as dimensões e elementos do objeto e ira avaliar se o mesmo é uma latinha da Pepsi, após o reconhecimento será inserido um objeto tridimensional sobre a latinha no qual o usuário poderá interagir por todos os ângulos do produto.

O usuário do aplicativo terá a possibilidade de escolher que layout inserido virtualmente no lugar da latinha, abaixo seguem alguns exemplos de interação:

  • Visualizar latinhas de outros países ou edições especiais;
  • Latinhas históricas mostrando a evolução da identidade visual da Pepsi;
  • Animações nos elementos das latinhas;
  • Criar uma latinha personalizada utilizando cores e elementos predefinidos pela Pepsi, como no projeto PEPSI Funny Characters criado pelo design português Hugo Silva em 2012, após criar a latinha o usuário poderá salvar para visualização posterior.

A imagem a seguir é um exemplo do uso de realidade aumentada utilizando o aplicativo Layar para Android, no exemplo foi inserida uma imagem em 2D da latinha comemorativa lançada neste com desenho do cantor Michael Jackson no rótulo.

Exemplo latinha em realidade aumentada

O exemplo ficou disponível no aplicativo apenas durante o período de testes do projeto, o aplicativo teve dificuldades de reconhecer a latinha por causa das variações a exposição da luz, durante o desenvolvimento do aplicativo serão realizados testes em diferentes ambientes, garantindo assim a qualidade do produto.

Anúncios

Em anúncios em mídia impressa e na internet, a realidade aumentada será utilizada fortalecer a mensagem passada pela marcar através de animações e interações.

O usuário poderá identificar que o anúncio possui esse recurso através de um selo com o logo do aplicativo, esse selo estará junto ao anúncio provocando curiosidade entre os usuários do aplicativo fazendo que eles visualizem o conteúdo extra e interajam com o anúncio.

O usuário poderá ter as seguintes interações:

  • Visualização do vídeo ou site campanha;
  • Exibição de detalhes e dúvidas frequentes sobre a promoção anunciada;
  • Visualização de pequenas animações como movimento das bolhas do refrigerante;
  • Exibição de animações interativas, como por exemplo, o limão da Pepsi dançando as musicas populares do momento;

Pontos de venda

O ponto comercial interfere diretamente no desempenho das vendas, por esse motivo em grandes redes de supermercados a realidade aumentada será utilizada para impactar o consumidor no momento da decisão de compra com interações exclusivas para esses locais.

Nas lojas de maior numero de cliente serão instalados equipamentos, esses ficaram do lado dos produtos permitindo que os clientes que não tenham smartphone ou não tenham o aplicativo instalado possam utilizar esse recurso, objetivo é incentivar que clientes instalem o aplicativo e atraiam atenção de outros clientes.

Outra forma de interação é utilizar a realidade aumentada para inserir os clientes dentro do anúncio da Pepsi permitindo assim que eles interajam com a marca.

Pode ser com a galera

As redes sociais representam uma mudança na maneira como as pessoas descobrem, leem e compartilham informações, notícias e conteúdos. É uma fusão social e tecnológica, transformando o que até então era um monólogo em um diálogo, por um meio on-line que pessoas e empresas utilizam para compartilhar conteúdo, opiniões, visões, experiências, perspectivas e mídias em si, facilitando assim conversas on-line e interação entre os mesmos.

Nessa função do aplicativo os clientes será criada uma rede social exclusiva para os clientes da Pepsi, nessa rede os clientes poderão interagir com a Pepsi e outros clientes enviando fotos e vídeos contendo os produtos, após aprovação do conteúdo ele irá aparecer em um feed no aplicativo e no site com a interação de todos os fãs da Pepsi, os mais bem avaliados ganharam brindes exclusivos da Pepsi.

Pode ser aonde?

Essa função do aplicativo vai ajudar com que os clientes encontrem os melhores lugares para consumirem a sua Pepsi e premiar os melhores estabelecimentos.

O aplicativo terá interação com o FourSquare, após o usuário realizar um check-in ele poderá avaliar através de uma nota de 0 a 10 sobre as condições do estabelecimento como atendimento, limpeza, ambiente e temperatura do produto.

Os estabelecimentos com as melhores notas ganharam vantagens exclusivas como desconto na aquisição de novos produtos ou brindes, no site da Pepsi será exibido um ranking dos melhores estabelecimentos divididos por cidades e por categoria (bar, restaurantes, supermercados).

Pode ser com…

Essa função irá perguntar ao usuário qual ocasião que ele irá tomar a sua Pepsi com os amigos, por exemplo, festa de aniversários, partidas de futebol ou jantares e valor que pretende pagar, após esse processo será exibido uma serie de receitas e os ingredientes que irá precisar para realização da ocasião, podendo alavancar a venda de outros produtos da PepsiCo.

Dúvidas frequentes

O aplicativo terá uma seção com dúvidas frequentes sobre a Pepsi e sobre o uso do aplicativo.

Roadmap do produto

Pela padronização dos modelos da Apple a versão do Pode Ser+ para iPhones e iPads terá prioridade sobre as versões dos dispositivos  com Android.

As funções do aplicativo serão disponibilizadas em fases para que seja possível a realização de testes de User experience (UX) em diferentes plataformas e dispositivos.

A primeira versão do aplicativo será lançada simultaneamente para ambas plataformas, essa versão apenas as funções “Pode ser aonde?”, “Pode ser com…” e “Dúvidas frequentes”, essas funções são as tecnicamente mais simples do aplicativo com o intuito de avaliar o impacto, essa versão não terá grandes investimentos em marketing.

Depois de constada a estabilidade do sistema de realidade aumentada para anúncios, será lançada a função “Pode ser do seu jeito” será lançada a função inicialmente para iOS, logo após finalização dos testes em diferentes dispositivos com sistema Android, o mesmo procedimento será utilizado para o lançamento do módulos de reconhecimento de latinhas.

A função “Pode ser com a galera” será lançada quando o produto for considerado estável para evitar que possíveis bugs se espalhem pelas redes sociais.

Quando finalizadas todas as funcionalidades iniciais do será disponibilizado os site para apoio as funções do aplicativo.

Estratégia de divulgação

Após o lançamento da versão final do aplicativo para ambas plataformas será iniciada a divulgação do aplicativo.

Canais de comunicação

No Youtube serão criados anúncios para cada funcionalidade do aplicativo, os vídeos mostram nos primeiros cinco segundos as principais aplicações da função para chamar atenção do cliente para continuar a visualização do vídeo.

Além da publicação nas redes sociais da Pepsi, serão publicadas postagens de webcelebridades utilizando o aplicativo.

Na televisão o aplicativo será divulgado em intervenções em programas com o público-alvo jovem, como por exemplo, CQC, Agora é Tarde, Malhação, Legendários ou Pânico na Band.

Desafio de design

Será criado um desafio entre os profissionais da área de design para criação de um design para uma edição especial Pepsi, esses profissionais ganharam prêmios em dinheiro e principalmente poderão divulgar o seu trabalho para milhões de pessoas.

Esse projeto terá objetivo de revelar novos talentos, por esse motivo será exclusivo para estudantes universitários e recém-formados.

Após avaliação de adequação ao briefing, as melhores serão disponibilizadas no aplicativo para visualização e aprovação de todos os usuários, esses usuários poderão visualizar as latinhas em formato de um objeto tridimensional e dar notas para cada uma das latinhas, durante a votação será utilizado GPS para determinar as regiões preferidas de cada latinha, após a contabilização desses dados serão lançadas as latinhas em formato de edição especial para cada demanda regional.

Rede social: Pode ser com a galera

Para incentivar que os fãs mandem conteúdos diversificados para a rede social “Pode ser com a galera” serão criados torneios quinzenais ou mensais onde os usuários terão que utilizar a função “Pode ser do seu jeito” para que tirem fotos participar do desafio, por exemplo, o torneio “Pode ser no verão”, no qual os clientes terão que enviar fotos mostrando como a Pepsi pode ser mais no verão.

Pode ser aonde?

Para incentivar os avaliarem os estabelecimentos serão sorteados brindes exclusivos da Pepsi para usuários que utilizarem o aplicativo semanalmente.

No final de cada mês será realizada uma festa realizada pela Pepsi no estabelecimento que obteve as melhores notas de cada região, nessa festa serão convidado os clientes que participaram da votação, fazendo assim os estabelecimentos incentivem o uso dom aplicativo e engajem os clientes.

Futuro e evolução

Pode ser+ será um aplicativo de evolução constante para que possa acompanhar as tendências do mercado e as necessidades da Pepsi.

No site do aplicativo haverá uma seção para que os usuários possam dar opiniões e sugerir novas funcionalidades.

História deste projeto no desafio

Conheci esse projeto durante o lançamento oficinal na Social Media Week realizada na cidade de São Paulo, durante apresentação do desafio tive a ideia de criar um aplicativo mobile de realidade aumentada para todos os produtos da Pepsi, após expor a minha ideia inicia para a senhora Camila Maranezzi, recebi a sugestão de realizar esse projeto com a Pepsi, pois era a marca que mais se adequava ao conceito do projeto.

Após estudar a fundo a Pepsi e campanha a campanha atual da Pepsi, elaborei as funcionalidades do projeto para que eles se adequassem ao posicionamento da marca e que eles engajem os clientes.

Procurei parceiros para desenvolvimento desse projeto, porém não consegui entrar interessados com tempo livre para o desenvolvimento, como acreditava na ideia, estudei o que poderia ser feito e fui desenvolvendo o projeto sozinho.

Nesse projeto contei com as orientações da professora Diane Andreia de Souza Fiala que já havia sido minha orientadora no TCC, ela me ajudou a criar estruturar as funções do aplicativo e as funções.

A maior dificuldade a durante o processo de criação foi a dúvida se o projeto seria tecnicamente possível já que não encontrei algo similar, após testes com o aplicativo Layar fiquei feliz com resultado, mesmo sendo simples tive a certeza que o projeto era possível.

Esse projeto seguiu o modelo de Business Plan do projeto AIDEIA criado e disponibilizado por Rafael Spolador e sua equipe.

Após duas semanas de trabalho cheguei ao resultado apresentado nesse projeto no qual realmente espero que vire realidade.