Trabalho de SEO: Consórcio de Automóveis

Site: Consórcio de Automóveis

O Consórcio de Automóveis foi criando em 2010 na linguagem ASP Classic com conteúdo totalmente voltado á aquisição de automóveis por meio do Consórcio Embracon. Desde então são publicadas diariamente notícias sobre modelos, marcas, dicas e curiosidade sobre automóveis.

Etapas do projeto

Em Janeiro de 2013, quando inicie meu trabalho na Kogut, esse foi o primeiro projeto no qual me envolvi. Os objetivos iniciais foram:

Correções de códigos HTLM

Nessa etapa os códigos foram analisados com objetivo de utilização das melhores práticas HTML 5 e normas do W3C, para melhor leitura dos sites de busca, por isso foram inseridos os novos elementos header, nav e footer além de ajustes de headlines (h1, h2, h3. H4) e marcações schema.org

Sitemap.xml

O Sitemap.xml utilizado anteriormente  não enviava informações relevantes, como notícia e data de modificação de cada página, por isso foi criada uma nova versão atualizada dinamicamente com todas as páginas e notícias, além de ser enviado para o Google e Bing por meio do WebMasters Tools. Para que outros buscadores pudessem encontrar com mais facilidade, foi inserida uma linha de parâmetro no robots.txt.

Velocidade

Desde 2010 o Google considera que a velocidade de carregamento de um site é um fator de ranqueamento, por esse motivo foram realizados ajustes em imagens, CSS e JavaScripts para diminuição do tamanho dos arquivos e requisições ao servidor. Ao final das alterações o site havia reduzido o seu peso quase pela metade e consecutivamente o site começou a ser carregado mais rapidamente.

Redes Sociais

Para que o número de compartilhamento em redes sociais aumentasse, foi criada uma barra que permanece fixa na tela quando o usuário rola a página, isso aumentou o número de compartilhamentos principalmente nas notícias.

Além dos botões, foram inseridos códigos Open Graph protocol e Twitter Cards que melhoram a visualização dos links nas redes sociais, como nos exemplos abaixo:

Notícias

Os jornalistas da empresa foram orientados a criação de notícias que explorassem termos long tail relacionados ao site, como por exemplo, “consorcio gol”, “consorcio hb20”, “consorcio fiat uno” e “celta 2013”, antes de serem publicados os conteúdos eram analisados por mim para averiguação do futuro desempenho em sites de buscas.

Com o objetivo de melhorar o link juice e aumentar o tempo de permanecia do usuário no site, desenvolvi um algoritmo para que notícias relacionadas fossem exibidas no final de cada matéria e nas páginas de cada montadora.

Para que os usuários pudessem interagir de forma mais fácil, foi inserido o plug-in Facebook Comments no qual era possível realizar um comentário estando logado na rede social.

Resultados*

Após as modificações o site conseguiu relevância em vários termos em nível nacional, principalmente em consórcio de modelos específicos e outras notícias, os acessos por tráfego orgânico de sites de busca (google, bing, yahoo) e conversões tiveram uma aumento razoável o que permitiu a diminuição dos investimentos em links patrocinados aumentando assim o lucro do cliente.

 

*Por motivos éticos, não foram citados números e detalhamento das estratégias.