Trabalho de SEO: Delivery em Sorocaba

Delivery em Sorocaba é um guia sobre as melhores opções de delivery na cidade de Sorocaba, criado em 25 de Julho de 2011.

No dia 30 de outubro de 2012 iniciei um trabalho de otimização para motores de busca (SEO) com o objetivo de aumentar os acessos do site através dos sites de busca, aumentar o número de páginas visitas, tempo de permanecia no site e diminuição da taxa de rejeição.image

Os números a seguir foram obtidos apenas através de resultados orgânicos, não foram realizados anúncios em sites de busca ou em redes sociais.

Programação

O site foi desenvolvido em PHP com banco de dados MySQL.

Banner

Ao escolher um plano de anúncios, os clientes do Delivery Sorocaba recebem o direito de exibir um banner próprio em algumas páginas do site, porém como há um alto número de banners, desenvolvi uma programação por meio de uma consulta no MySQL para exibir em primeiro lugar o banner com o menor número de visualizações, caso hajam 2 com o mesmo número, ficará em primeiro lugar o com menos cliques, dando assim a oportunidade desse cliente se destacar.

Sugestões de restaurantes

Quando o cliente acessa a página de um restaurante sem um plano com cardápio, no final da página são exibidas sugestões de restaurantes que vendem o mesmo tipo de produto e possuem cardápio.

Menu

O menu do site é montado dinamicamente, a área de cardápios conta com uma programação que exibe os restaurantes de uma forma que uma coluna não fique maior que a outra, “Os mais acessados” demostram de forma decrescente os restaurantes com mais acessos e “TOP Segmentos “ representam os mais buscados pelos consumidores.

Visualizações de restaurantes

No lançamento do novo, com a criação do contador de visualizações e menu com os mais acessados, alguns restaurantes estavam apresentando um aumento no número de visualizações que não aparentava  ser naturais, por esse motivo, foi desenvolvida uma função para contabilizar a visualização dos restaurantes sem plano com cardápio apenas uma vez, independente do número de refresh que a página recebesse.

SEO

Acessos

O Gráfico abaixo representa a evolução dos acessos semanais ao site desde o mês de setembro, o site apresentou uma queda de 23/12/12 á 29/12/12 pelas festas de fim de ano.

Títulos

O site tinha um titulo “Delivery em Sorocaba | Pizzarias, restaurantes, marmitex, lanches, batatas, panquecas, palmitos…” padrão em todas as páginas, esse para melhora nos resultado foram inseridos títulos personalizados para cada página do site e utilizando as palavras chaves, por exemplo, nas categorias foi utilizado o padrão “Disk NOME DA CATEGORIA” no Delivery em Sorocaba” e nos restaurantes “NOME DO RESTAURANTE” – “CATEGORIA” no Delivery em Sorocaba”.

Google Trends

Para escolha dos nomes das categorias utilizei o Google Trends para observar a tendência de buscas no Google, o exemplo abaixo demostrar a tendências de buscas comparando os termos “Comida Japonesa Sorocaba” e “Restaurante Japones Sorocaba”.

Esse resultado demostra que “Comida Japonesa Sorocaba” tem menos relevância do que “Restaurante Japones Sorocaba”, porém quando os termos são associado com a palavra “delivery” a tendência se inverte demostrado que o nome “Comida Japonesa” é mais adequado para categoria, pois é mais utilizado por pessoas que buscam serviço de entrega.

Visualizações de página

Antes do trabalho de SEO o site tinha 55 páginas indexadas pelo Google, para melhorar o posicionamento do site foi criada uma página para cada restaurante cadastrado, com isso o site teve um salto para 689 páginas. No dia 6 de janeiro, após perceber a demanda por buscas em segmentos por zonas da cidade foram criadas páginas de segmentos para as zonas sul, norte, central oeste e leste isso fez que o site ter um aumento para 1.023 páginas indexadas pelo Google.

Com esse aumento de páginas o número de visualizações teve um aumento.

Nessa etapa do trabalho foi aplicado o conceito de cauda longa, as palavras que tem muita procura (Head Tail) já estava em destaque, por exemplo: Marmitex, a criação dessas páginas permitiu o destaque para as palavras-chave  com pouca procura individual (cauda longa), porém somando essas palavras foram responsáveis pelo aumento de acessos no site.

Um exemplo da eficiência dessa tática foi a lanchonete Seixas Lanches, a lanchonete funcionou durante 20 anos em Sorocaba e após 14 anos reabriu, como não haviam muitos resultado para ele a página logo se destacou e atingiu o primeiro lugar nas buscas.

Novas páginas

Para que as novas páginas criadas para os restaurantes tenham mais relevância para os buscadores e usuários do site foram adicionados novos campos com informações sobre os restaurantes e para interação foi adicionado o plug-in de compartilhamento do Addthis para que os usuários pudessem compartilhar os conteúdos em diversas redes sociais e inseridas uma caixas de comentários do Facebook para os visitantes possam compartilhar suas experiências nesses restaurantes.

Também foram criadas outras páginas relevantes para usuários como as páginas mais acessadas e o índice de cardápios separados por categorias.

Com essas novas funções foi possível diminuir a taxa de rejeição como mostra o gráfico abaixo.

Também foi possível aumentar o tempo médio de permanecia do usuário na página.

URL amigáveis

Para facilitar a navegação foram inseridas URL amigáveis em todas as páginas, para manter a relevância das páginas antigas foi utilizado o redirecionamento 301.

Rodapé

No rodapé foram divididas as páginas por categorias, restaurantes aleatórios e ícones das redes sociais.

Redes sociais

As redes sociais também fazem parte das estratégias de SEO, os buscadores também avaliam o número de compartilhamentos para definir o ranqueamento do site,  por isso site recebeu um cuidado especial com as redes sociais.

Facebook

Quando pesquisado no Google o site é exibido com palavras chaves para que sejam melhor posicionados, como mostra a imagem abaixo:

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Essas palavras não fariam tanto sentido no contexto do Facebook, para que os links tivessem mais relevância para os usuários da rede social foi utilizado o Open Graph Protocol para personalização do compartilhamento.

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Também foi instalado um plug-in Addthis que quando usuário chega ao site através de um link publicado no Facebook aparece essa mensagem no topo do site. Objetivo dessa mensagem é incentivar outros usuários a curtirem a página.

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Google+

O botão +1 pode deixar uma página mais relevante nos resultados das buscas, por isso ele foi adicionado ao rodapé do site e quando o usuário entra no site através das buscas no Google é mostrada a seguinte mensagem.

O site foi vinculado a página do Google+ para aumentar a relevância de seu conteúdo.

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