Como monitorar cliques em links externos com o Google Analytics

Em um site temos a necessidade de uso de diversos links externos, como por exemplo, as redes sociais, esse links ficam espalhados em vários locais e por padrão do Google Analytics, não sabemos em que local ou página o usuário clicou nesse link.

Nesse blog possuo links para as minhas redes sociais em três locais: na barra lateral, nas informações do autor e postagens do autor. Por meio do Event Tracking, um recurso do Google Analytics que nos permite registrar ações que acontecem dentro do site que escapam do escopo do Pageview (a visualização de página) é possível monitorar o local e página que o clique ocorreu, como ilustra a imagem abaixo:

Eventos por Paginas
Relatório com detalhes do link externo e aonde ele foi clicado

Como implementar o Event Tracking?

Para implementar o Event Tracking será necessário apenas inserir um código em JavaScript no evento onClink do link desejado, mas atenção códigos são diferentes entre o Universal Analytics e o Classic Analytics, confira a sintaxe de código em cada versão:

Classic Analytics

_trackEvent(‘category’, ‘action’, ‘label’, value);

Universal Analytics

ga(‘send’, ‘event’, ‘category’, ‘action’, ‘label’, value);

Ambos os códigos utilizam a mesma estrutura de variáveis:

CampoTipoObrigatórioDescrição
categoryTextoSimNormalmente, o objeto que foi interagiu com (botão, por exemplo)
actionTextoSimO tipo de interação (por exemplo, clique)
labelTextoNãoÚtil para eventos categorização (por exemplo, nav botões)
valueNúmeroNãoOs valores devem apenas números positivos. Útil para passar contagens (por exemplo, 4 vezes)

Nesse exemplo vou aplicar os seguintes valores para cada variável:

CampoValor
categoryClique em redes sociais
actionFacebook
labelBarra lateral

Agora vou inserir o Event Tracking no link abaixo, as diferenças entre o código original, Classic Analytics e o Universal Analytics.

<a target="_blank" href="http://www.facebook.com/PAGINA/Facebook </a>
Classic Analytics

<a onclick="_trackEvent(‘category’, ‘action’, ‘label’, value); target="_blank" href="http://www.facebook.com/PAGINA">Facebook</a>

Universal Analytics

<a onclick="_trackEvent('Clique em redes sociais', 'Facebook', 'Barra lateral');" target="_blank" href="http://www.facebook.com/PAGINA">Facebook</a>

Como localizar esse relatório?

Os relatórios de eventos ficam localizados em: Comportamento > Eventos > Eventos principais, para ter mais informações como página de origem ou local do clique, utilize a Dimensão secundária

Localização dos relatórios de eventos
Localização dos relatórios de eventos

Após analise desse relatório faça as seguintes perguntas:

  • Por que houve uma queda ou aumento dos cliques?
  • Em quais páginas as pessoas estão clicando mais nos links? Há algum conteúdo nessa página que dê mais destaque para o link?
  • O Total de eventos está muito superior Eventos exclusivos? Isso significa que a mesma pessoa está clicando mais de uma vez no link, será que não está quebrado ou direcionando para uma página errada?
  • Se o link está em mais de um local, em qual ele está sendo mais clicado? E o por quê?
  • A ordem dos links está influenciando no número de cliques?

Observações Importantes

Os valores do campo texto (category, action e label) precisam estar entre aspas.

Também é possível verificar os cliques em tempo real por meio do caminho: Tempo real > Eventos

Caso haja outro evento no onclick do link, utilize o ponto e virgula (;) para que ambos possam funcionar separadamente, por exemplo:
onclick="ga('send', 'event', 'Clique em redes sociais', 'Facebook', 'Barra lateral');OutroEvento()" href=”http://www.facebook.com/PAGINA”> Facebook
Event Tracking só pode ser utilizado em páginas que contenham o código do Google Analytics da propriedade que você deseje mensurar, não é possível monitorar as atividades dos usuários em outros sites, esse trakeamento tem apenas a função de saber em que ponto o usuário saiu do seu site.

Também é possível utilizar o recurso para monitorar eventos dentro do seu site, por exemplo, clique em links de download, ao fechar um lightbox ou no botão Play de um vídeo, entre outras, esses eventos podem ser definidos como conversões por meio do caminho Administrador > Visualizador > Metas > Nova Meta > Personalizado > Evento, clique em próxima etapa e insira informações do evento.

Conversões por Eventos